Buscapé

domingo, 21 de outubro de 2012

EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE – EQM




EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE – EQM


Já ouvimos muita gente dizer “Nunca ninguém voltou para dizer como é do outro lado.” Bem, isso não é verdade. Muita gente já voltou e está viva para dizer como é quase morrer ...

Mas, o que é quase morrer?

O termo experiência de quase-morte ou EQM refere-se a um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente por motivo de hipóxia cerebral, geralmente derivadas de paradas cardiorrespiratórias, sendo as mais divulgadas o efeito-túnel e a experiência fora-do-corpo (EFC ou OOBE, também denominada autoscopia). (http://pt.wikipedia.org)

VISÃO ESPIRITA DA  EQM

No Livro dos Espíritos, os Espíritos Superiores esclarecem que durante o sono a alma se liberta parcialmente do corpo através do chamado laço fluídico também chamado de cordão e pode ir para o mundo astral. Mundo astral são outras dimensões espirituais.


Quando estamos em coma é que como se tivéssemos mortos e a alma comporta-se como se estivesse em sono profundo. Podemos ouvir e presenciar tudo o que acontece ao nosso redor. Daí a importância em falar diretamente ao paciente e nunca fazer comentários negativos perto dele.
Na visão espírita a EQM é mais uma oportunidade divina, um chamamento de Deus para reflexões. Normalmente as pessoas, conforme as pesquisas 85% dos que passaram pela EQM, tem um grande aprendizado para o Espírito que a sofre, e as pessoas ligadas às elas.
Nos relatos vemos pontos em comum: sentem uma sensação de paz e de calma, tem a percepção de uma luz brilhante, tem a sensação de estar fora do corpo, visão de um túnel, visão e contato com os espíritos.
No livro A Vida Depois da Vida o Dr. Raymond A. Moody Jr, em um trabalho pioneiro fez um estudo com mais de uma centena de indivíduos que experimentaram a morte clínica e reviveram. Os relatos de suas experiências são espantosamente semelhantes em seus detalhes e fornecem uma prova incontestável da sobrevivência do espírito humano depois da morte. Ele é Autoridade mundialmente reconhecida no estudo de experiências de quase-morte.

Nos muitos encontros médico-espíritas realizados em todo o Brasil e também no exterior cada vez mais a ciência vem buscando através de muitas pesquisas realizadas entender que o homem é um "ser espiritual" é um novo paradigma que propõe reconhecer o ser humano como espírito e matéria.

                                                            Dr. Raymond A. Moody Jr

VISÃO CIENTIFICA DA  EQM

Normalmente a EQM é associada a uma experiência mística e essas visões são explicadas pela comunidade científica como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia.

Hipóxia significa baixo teor de oxigênio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos cuja ocorrência é atribuída a diversos fatores. Ela pode ser causada por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde uma obstrução física do fluxo sangüíneo em qualquer nível da circulação corpórea, anemia ou deslocamento para áreas com concentrações baixas de oxigênio no ar. As células cerebrais são extremamente sensíveis à privação de oxigênio. Algumas células cerebrais começam a morrer na verdade, menos de 5 minutos após o seu suprimento de oxigênio desaparece. Como resultado, hipóxia cerebral pode rapidamente causar a morte ou graves danos cerebrais.

A morte clinica de alguns pacientes chega a ser atestada por médicos, mas nem sempre a morte cerebral, pois durante o procedimento de ressuscitação, a equipe médica raramente consegue manter registros sobre as funções cerebrais, pois a emergência exige atenção total ao sistema cardiopulmonar. Por isso, há relatos de situações nas quais o sinal do EEG indica que o cérebro chegou a ficar sem atividade.

Como o Dr. Raymond A. Moody Jr, a Dra. Elisabeth Kübler-Ross, nascida na Suiça, médica, estudaram sobre a morte e mudaram a maneira como o mundo pensava sobre a morte e o morrer. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças fatais, Kübler-Ross trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos. Foi considerada como pioneira nos estudos sobre a morte e o morrer, tendo por isso papel crucial no desenvolvimento da tanatologia.

Tanatologia é a parte da medicina legal que se ocupa da morte e dos problemas médico-legais com ela relacionados

Chegou ao fim de sua vida com a convicção da existência de vida após a morte, ou seja, que o que morre é o nosso envoltório, nossa alma é eterna.


                                                   Dra. Elisabeth Kübler-Ross

ALGUNS RELATOS DE EQM


Fontes de pesquisa: